Província Jesus Bom Pastor – Caxias do Sul - Brasil

 

A Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, no dia 26 de novembro, próximo passado, realizou sua Assembléia Paroquial de Pastoral. Contando com participação das 25 comunidades; lideranças dos vários serviços e bem como os representantes da equipe de Coordenação Pastoral, culminando com a presença de mais de 240 participantes.

Assembléia deu início com a acolhida, em seguida catequistas e catequizandos animaram o momento de espiritualidade encenando Jesus no templo, o chamado e o envio dos apóstolos. Entregando a cada participante uma mensagem bíblica.

 

 

A seguir foi apresentada a síntese da avaliação das comunidades. Percebeu-se que teve avanços e  desafios, muito trabalho, empenho e crescimento em cada uma das prioridades. 

Em cada uma das três prioridades, conforme a seguir, houve uma fundamentação e provocação para continuar a missão:

 

PRIORIDADES PASTORAIS:

 
 

 

PESSOA

Pastoral da Acolhida

 

 

 

COMUNIDADE

Formação de

Lideranças

 

 

 

SOCIEDADE

Rede de Solidariedade

 

 

 

Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher e Deus os abençoou”. (Gn 1,27)

 

Precisamos passar de uma PASTORAL DA ACOLHIDA DE EMERGÊNCIA para uma CULTURA DA ACOLHIDA.

 

A acolhida antes de ser uma tarefa é uma atitude. Que brota do coração. Uma atitude básica na acolhida e na ESCUTA. Uma atitude que vai sendo cultivada cada dia.

Somos chamados a sermos pessoas de Acolhida nas condições normais da nossa vida, a partir daquilo que somos e daquilo que fazemos.

Cada pessoa vive e faz esta missão de forma única segundo os dons e as experiências recebidos do Espírito de Deus.

São muitas as passagens do Evangelho que revelam o jeito de Jesus acolhedor. Para Jesus acolher é ir ao encontro, aproximar-se, buscar, convidar, caminhar juntos...

Portanto, os critérios para a acolhida fundamentam-se na Palavra de Deus, nas orientações da Igreja e nas necessidades da comunidade local.

Na Bíblia encontramos, Deus que acolhe o seu povo; Deus que vê e ouve e se manifesta, através de pessoas seus profetas.

“Deus disse: “Eu vi..;Ouvi...;conheço... e desci... Por isso, vá. Eu envio você” (Ex. 3, 7)..

 

No Novo Testamento Jesus chama e envia os discípulos, dois a dois para a missão e ao mesmo tempo, garante a importância da acolhida.

A atitude da acolhida sempre esteve presente nos ensinamentos de Jesus e nas primeiras comunidades. A melhor maneira de descobrirmos isso é o contato com os textos bíblicos.

A palavra de Deus ilumina nossos passos e a palavra da Igreja também orienta, com abertura e sensibilidade seguindo o princípio da liberdade cristã.

Essa atitude está alicerçada no respeito e realiza-se mediante o diálogo aberto, que valoriza a experiência do outro e o ajuda na sua busca, sem julgar, sem condenar, nem impor.

- Pedro e João olharam...Pedro disse: “Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu lhe dou: em nome de Jesus Cristo levanta-se...” (Atos 3,3-7)

 

Por isso, não agimos em nosso nome, mas em nome daquele que nos enviou – JESUS CRISTO.

Concluindo com a celebração Eucarística foi o momento significativo em que apresentamos as dificuldades, alegrias e esperanças de sermos comunidade de seguidores de Jesus Cristo.

A partilha no almoço também teve seu destaque, pois neste momento continuaram os assuntos tratados e também contribui para o conhecimento e escuta de experiências realizadas pelas comunidades.

 

 

Finalizamos, com a certeza de que a colaboração das várias equipes e pessoas ajudaram a Assembléia alcançar os objetivos propostos. (equipes: de liturgia, Animação, Ambientação, Acolhida e crachás, cantos, Almoço, administrativa, catequistas; Irmãs: Ilda, Irani, Terezinha e Padres: Izidoro, Gilmar...)

 

Que o Deus Pastor nos ajude a concretizar no cotidiano os compromissos assumidos.

   

Ir. Ilda Conte, sjbp