Província Pe. Alberione – Brasil São Paulo–Gabão

 
 

Retiro dos Cooperadores

 

   

   

Com o tema Discípulo Missionário de Jesus Bom Pastor, realizou-se no dia 22 de julho de 2012 um retiro assessorada por Dom Angélico Sândalo, bispo emérito e atualmente noviço do Instituto Jesus Sacerdote. Participaram cinquenta cooperadores Paulinos Amigos de Jesus Bom Pastor, das comunidades da Vila Califórnia, Jardim de Abril e Instituto Divina Pastora e também algumas Irmãs Pastorinhas. O retiro aconteceu na casa do Jardim das Pastorinhas com seu ambiente apropriado, onde tudo fala de Deus

   

Dom Angélico com sua simplicidade de Pastor abordou o tema permeado de suas experiências e com grande profundidade.

   

Em suas reflexões enfatizou a experiência de Deus contrapondo à experiência meramente religiosa. Ressaltou que hoje se fala muito em Deus e em seu nome acontece muitos fatos tristes. Precisamos aprender de Jesus Bom Pastor que Deus é Pai amoroso, que nunca abandona seus filhos. É um Deus de ternura e de misericórdia. Um Deus que é Pai e ama-nos com amor de mãe.

 

 

 

Para que haja esta experiência viva com a Trindade ele destacou a vida de oração e o amor fraterno. Quanto à oração é necessário penetrar na vida para transformá-la e a Vida penetrar na oração, para falar com Deus de coisas concretas: rezar fatos, acontecimentos, sentimentos.  Ser discípulo de Jesus é ser adorador da Trindade que é a perfeita família. Jesus nos deixou como sinal de seus seguidores o amor. “Nisto conhecerão que sois meus discípulos se amardes uns aos outros” (Jo 13,35). A missão maior que podemos realizar é a de ser presença de amor onde quer que estejamos. Quatro são os degraus do amor:

1)   Mt. 22,34 – somos chamados a amar o próximo como a si  mesmo;

2)   Mt. 25,31 – Amar o próximo como amamos a Jesus;

3)   Jo.13,34 – Amar o próximo como Jesus nos ama;

4)   Jo.17,22 – viver a exemplo do amor que une o Pai e o Filho na Trindade.

 
   

 

O dia foi permeado de tempo de oração individual, comunitária e partilha de vida. Foi iniciado com uma oração pré dispondo os presentes a se encontrar com a Palavra e concluído com a celebração eucarística que ressaltou a compaixão do Bom Pastor. O depoimento de todos os presentes foi de grande satisfação e de entusiasmo para concretizar no dia a dia o que a graça de Deus nos ofereceu neste encontro com o Bom Pastor.

Irmã Bertila Picelli